top of page

Os quatro pilares da Falcoaria

Resenha do novo livro de Matthew Mullenix

capa livro portugues.jpg

Junho 2020 I Kátia Boroni

(Jornalista I MTB: 002.0435/MG)

Contato: diariodefalcoaria@gmail.com

www.diariodefalcoaria.com

"A falcoaria não é um simples esporte; não é nem mesmo um único esporte, mas sim uma dúzia ou mais de atividades distintas e uma vasta, quase infinita lista de atividades relacionadas que, juntas, formam algo como um estilo de vida.”

Aparentemente a quarentena imposta a nós pelo COVID-19 nos deu um presente, uma nova obra de Matthew Mullenix, chamada de Four Falconry Fundamentals.

 

Uma das grandes qualidades de Mullenix como autor é a sua facilidade em sintetizar e simplificar conceitos e procedimentos, tornando a sua leitura fácil e acessível.

Seu novo livro é um guia que deve ser sempre lido e relido, mantendo sempre em mente aquilo que comprovadamente funciona na Falcoaria.

 

Seu público alvo nesta nova obra é o aprendiz, e Mullenix é um autor que sempre está disposto a auxiliar a todos que desejam se aventurar neste estilo de vida falcoeiro, mas sempre deixando claro que o seu conteúdo poderá ajudar até mesmo os mais experientes, afinal a troca de experiências entre falcoeiros também ocorre através da leitura.

 

Sua obra abrange o que ele chama de quatro pilares básicos da falcoaria: Disponibilidade de presa, manejo, recall e lance. Em cada capítulo ele desdobra estes pilares, ensinando e refletindo sobre a importância de cada um deles na prática da Falcoaria.

Como ele mesmo cita na obra, os quatro pilares fornecem uma base à prática do esporte, e a falta de apenas um deles já leva esta "estrutura" a ruir.

 

No primeiro pilar dedicado às presas, o autor argumenta como a disponibilidade adequada de presas selvagens deve ser a primeira consideração do falcoeiro.

No segundo pilar sobre o manejo ele mostra o seu ponto de vista sobre o controle de peso, além de falar sobre outros pontos chaves como o uso de equipamento adequado, saúde da ave, alimentação, etc.

No terceiro pilar ele fala sobre o seu conceito sobre o recall (chamar a ave de volta ao punho), e admite que sua visão sobre este tema é diferente e mais abrangente. Reforço positivo, parceria e introdução à caça são alguns dos pontos chaves discutidos por ele neste capítulo.

No último pilar dedicado ao lance o autor discute sobre como o sucesso no campo depende do planejamento  anteriormente feito pelo falcoeiro, e da sua compreensão sobre o seu entorno e de sua ave.

Matthew Mullenix

Matthew Mullenix é um experiente falcoeiro americano. Desde 1984 ele voa especialmente falcões quiri quiris e gaviões asa de telha. Já escreveu anteriormente dois livros, entre eles o sucesso “American Kestrels in modern Falconry”, que já foi traduzido para vários idiomas, incluindo o português (tradução nossa). Também já escreveu diversos artigos e capítulos sobre o esporte para aprendizes e público leigo.

80360285_10220223546036092_6286485863845
118359237_1096833577379119_7045521316170

Mullenix tem a capacidade de falar o óbvio de uma maneira tão direta, didática e clara que não apenas ensina como leva o seu leitor à reflexão, e quanto mais experiência o leitor tiver na falcoaria, mais ele irá reavaliar a sua prática após a sua leitura. É fácil se perder nesta arte se você não tem um forte direcionamento, mas felizmente é fácil retornar ao caminho correto seguindo os princípios por ele propostos.

Definitivamente é um livro que precisa estar sempre ao seu alcance. Um excelente livro não apenas para falcoeiros sejam eles iniciantes ou experientes, mas a todos que se interessam pela arte e pensam em ingressar um dia neste estilo de vida chamado Falcoaria.

Por Kátia Boroni

Jornalista especializada em falcoaria, aves de rapina e educação ambiental. Tradutora oficial do livro

“O falcão quiri quiri na falcoaria moderna”, de Matthew Mullenix,   e do livro "Os quatro pilares da Falcoaria"  do mesmo autor. Editora e tradutora das revistas digitais

Diário de Falcoaria e Corujando por aí.

harris-hawk-5443166_1280.jpg

Título: Os quatro pilares da Falcoaria (EBOOK)

Autor: Matthew Mullenix

Editora: Mission Media LLC; 

Edição: 1ª (7 de Setembro de 2020)

Páginas: 38

Idioma: Português Brasil

Público alvo: falcoeiros iniciantes e experientes,

público em geral interessado na falcoaria.

Vendido por: Amazon Brasil

118398659_225521012193681_33817942790010

Palavras chave: Falcoaria, Pilares da Falcoaria, aves de rapina, caça, falconry, birds of prey.

#falcoaria #diariodefalcoaria #jornalismo #caça #avesderapina #falconry #falconrybooks

bottom of page